Na última quinta-feira (22), a Cidade da Inovação em Vitória recebeu o 11º Workshop com o tema “Inovação de Impacto Social e Ambiental”. O evento destacou a importância de integrar soluções inovadoras para enfrentar desafios sustentáveis, reunindo especialistas e participantes em uma discussão produtiva sobre como tecnologias e práticas podem contribuir para áreas cruciais como energia, água e gestão de resíduos.
Entre os palestrantes estavam Wanderson Costa, especialista em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela FGV, e Bianca Silva Santos, graduada pela UFES e Analista de Diversidade, Equidade e Inclusão na ArcelorMittal. Ambos compartilharam insights valiosos sobre como a inovação pode promover um impacto positivo tanto ambiental quanto social.
Wanderson Costa, que atua na VIXpar, uma marca do Grupo Águia Branca, destacou a relevância da inovação para empresas de logística. Segundo Costa, “É muito importante o trabalho da inovação, da cidade, da inovação nesse sentido. Por quê? Porque ele traz um olhar de perspectiva muito mais ampliada pra empresa. Nós, como empresa de logística, a gente necessariamente tem uma interação muito grande com a comunidade, com a sociedade em geral, com a cidade. Quando você traz a inovação, isso vai contribuir diretamente pra gente ter um impacto menor ambiental, ter um impacto menor, social então, é fundamentalmente importante.”
Costa enfatizou que, com a inovação, é possível enfrentar os desafios atuais, que são complexos e variados. Ele também ressaltou a importância de integrar novas tecnologias e processos inovadores para reduzir os impactos negativos nas áreas ambiental e social.
Bianca Silva Santos, por sua vez, abordou a necessidade de inovação para superar os desafios das emissões de gases de efeito estufa, um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de logística. “Inovação é imprescindível por trazer um olhar de fora, um olhar de dentro, um olhar de perspectiva maior para os desafios de sustentabilidade. Quando a gente fala de logística, o maior desafio são as emissões de gás, de efeito estufa. Pra isso, a gente precisa contar com uma série de tecnologias que vão nos ajudar nesse desafio,” afirmou Santos. Ela destacou a importância de transformar caminhões a combustão em caminhões elétricos como um exemplo de como a inovação pode contribuir significativamente para a sustentabilidade e as mudanças climáticas.
Além disso, Santos enfatizou a relevância de envolver a comunidade, especialmente jovens e adolescentes, no processo inovador. “Eu acho que quando você trabalha com adolescentes e jovens da comunidade, trazendo esse olhar de inovação pra eles, eles podem contribuir tanto pra sociedade quanto também para os desafios da empresa, com o olhar que internamente a empresa talvez não teria,” completou.