fbpx

Instalados em uma área com mais de 30 mil metros quadrados, numa região central de Jardim da Penha, em Vitória, encontram-se as estruturas conhecidas como Galpões do IBC. Erguidos no início dos anos 1960, eram de propriedade do Instituto Brasileiro do Café e tinham o propósito de armazenar o produto, em linha com as estratégias de produção e comercialização do café coordenadas pelo IBC. Ao longo dos anos, depois de crise na cafeicultura, também pertenceram à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

1960

Construção dos Galpões

Erguidos no início dos anos 1960, eram de propriedade do Instituto Brasileiro do Café e tinham o propósito de armazenar o produto, em linha com as estratégias de produção e comercialização do café coordenadas pelo IBC. Ao longo dos anos, depois de crise na cafeicultura, também pertenceram à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como um verdadeiro marco histórico e arquitetônico para o bairro e para a cidade de Vitória, os galpões assistiram à transformação de Jardim da Penha – de um local de interesse eminentemente logístico, com escassa ocupação urbana, em um dos bairros mais populosos e valorizados da capital capixaba. Acabaram circunscritos em uma área residencial, e seu destino tornou-se um tópico para debate entre o poder público e a comunidade. Ao final de 2020, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

2020

Imóvel tombado pelo conselho estadual de Cultura

2021

Guarda do imóvel transferida para o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Em abril de 2021, após intensas conversas com os diversos segmentos sociais e representantes de órgãos públicos, a guarda do imóvel passou ao Instituto Federal do Espírito Santo. Para conceituar o uso do espaço, de modo a combinar os anseios da sociedade com a expertise do Ifes, foram realizadas várias visitas e reuniões, além de uma Semana de Gestão e Inovação.

Nesse último evento, um grupo de representantes de vários segmentos contribuiu para a criação das bases norteadoras das futuras ações no espaço, postulando como missão “Impulsionar o ecossistema de inovação capixaba para transformar vidas”, atentando para a inserção da juventude no meio inovador e envolvimento da comunidade em ações que gerem oportunidades e renda.

Ao longo de 2021 e 2022, com base nas definições da Semana de Gestão e Inovação, foi feita uma formação com os gestores do Ifes e desenvolvido o Planejamento Estratégico da Cidade da Inovação. O documento foi entregue em 1º de julho de 2022.

2021 a 2023

Planejamento estratégico da Cidade da Inovação

2023

Exposição Leonardo da Vince

Em março de 2023 deu-se início à Exposição Leonardo da Vinci, uma parceria com o Instituto Cultural Vale e que abre pela primeira vez as portas da Cidade da Inovação para um evento aberto à comunidade.

Hoje em dia, a implantação da Cidade da Inovação segue os trabalhos de prospecção das parcerias que farão parte deste projeto, além dos estudos técnicos de arquitetura e engenharia para a reforma do espaço.